aikido 合気道
O aikido é uma arte marcial japonesa, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883 – 1969) que tem como propósito principal a harmonia entre os seus praticantes e deles com o universo como um todo.
Morihei Ueshiba, também conhecido como O-Sensei (O Grande Mestre), foi um exímio praticante de vários estilos de artes marciais, cujo principal intuito nelas era de vencer o oponente ou aniquilar o inimigo. Porém, em 1919, aprendendo uma técnica espiritual de meditação com o mestre religioso Onisaburo Degushi, ele reforçou os conceitos de harmonia no seu treinamento.
Percebendo que não poderia haver destruição relacionada ao conceito da harmonia, o Grande Mestre começou a desenvolver a sua própria arte marcial, sem a ideia de vencer ou destruir um adversário, mas sim com o propósito de encerrar um conflito.
O termo AIKIDO é composto por três caracteres Kanji, o primeiro é “AI” que significa harmonia, depois o “KI” que representa energia e por fim o “DO” que se define como o caminho, ou seja, “o caminho da harmonização das energias.” (Fonte: União Sul Americana de Aikido).
Richard Moon citou em 1997, no seu livro “Aikido em Três Lições Simples”, que o Aikido se baseia no princípio da reconciliação. Ou seja, a reunião dos que parecem ser opostos conflitantes, isto é, “os oponentes”. O Aikido enfatiza o conceito de união em vez de oposição ao ki de um atacante ou situação. O Aikido difere das outras artes marciais porque neutraliza o ataque, não o atacante.
“O propósito do Aikido é reconstruir um céu na terra organizando as pessoas num convívio de amizade e harmonia. Eu ensino esta arte para ajudar meus alunos a aprenderem como servir seus próximos.”
Morihei Ueshiba Sensei, fundador do Aikido.
Tecnicamente, é baseado em movimentos circulares e sem o uso de força física, aproveitando a energia do ataque do seu oponente utilizando técnicas de projeções e/ou torções nas articulações do corpo. É uma arte marcial sem competições onde o foco principal é o aperfeiçoamento próprio e constante, permitindo que os seus praticantes melhorem a cada treino. (Fonte: Associação Pesquisa de Aikido).
O-sensei faleceu em 26 de abril de 1969 com 86 anos de idade, quando seu filho Kishomaru Ueshiba (1921 – 1999) assumiu o título de Aikido Doshu, que significa o “Dono da arte”. Hoje, a liderança mundial do Aikido pertence à terceira geração da família, onde o título foi passado, com o falecimento do Sensei Kishomaru, para o seu filho Moriteru Ueshiba, que também já possui herdeiros.